O tempo deles e o seu. Ajustando o relógio para um melhor convívio.

IMG_1225

Três da manhã e seu gato resolve te acordar, talvez para brincar, talvez para que você lhe dê comida. Oito da noite e você precisa terminar aquele trabalho no computador. Mas seu gato parece ignorar a gravidade da situação e espera que você brinque com ele. A não ser que seu gato viva absolutamente solto pelo mato, ele vai ter esse tipo de comportamento. Essas perturbações contrastam, geralmente, com outros momentos do dia em que ele estará dormindo, dormindo profundamente. E caso você ainda não tenha percebido – e entendido – são, na verdade, as únicas horas que te restam para fazer todas as outras coisas que não sejam estar com ele, seu gato. Estou exagerando? 

As pessoas relutam em aceitar certos fatos. Gatos domesticados, forçados a viver em apartamentos ou casas sem quintais não deixam de ter seus velhos hábitos e ritmos, salvo honrosas exceções. Eu tenho uma amiga que tinha dois gatos incomuns. Eles passeavam o dia todo e quando a tarde caía eles voltavam pra casa, pedindo para dormir. De resto, todos os outros que conheci até hoje costumam fazer justamente o contrário: dormem de dia e se agitam à noite. Com um pouco de sorte, em noites muito frias (ou chuvosas) esse padrão se altera e eles, é claro, correm para debaixo das mantas. 

De qualquer modo, o que fica claro é que nossa convivência com eles precisa de alguns ajustes. Eu inventei o termo “convivência crono-ajustada”, um ajuste determinado pelo tempo para benefício de ambos os lados. É uma outra maneira de dizer que é preciso observar e respeitar os tempos dos gatos. E se adaptar a eles. Tentar fazer o contrário não deixa de ser uma violência. Fazer com que seu gato se adapte aos seus horários pode, além disso, deixar seu felino estressado, frustrado e deprimido. Pessoas que passam o dia inteiro fora e que quase não olham para seus gatos podem não perceber o estrago. Mas o animal estará sofrendo, pode ter certeza. 

Em resumo, e colocando as coisas de uma forma mais didática, observe o comportamento e os hábitos de seu gato. Observe com a motivação e a intenção de entendê-lo e respeita-lo. Em geral, os gatos gostam de brincar no início da manhã, depois comem, passam um tempo acordados e depois vão dormir. Passam boa tarde da manhã e da tarde assim, com pequenos despertares entremeados com períodos de sono, quando então comem mais um pouco, brincam um pouco e olham para o mundo como quem diz: “que diabos vocês estão fazendo de tão importante?”. Ao início da noite costumam sair da hibernação e ficam assim, acordados, até bem tarde. Com algumas variações voltam a fazer um soninho no final da noite até o meio da madrugada, quando então acordam. O frio e o calor podem alterar um pouco esses horários, como já citamos. Não queira, portanto, forçar seu gato a brincar no meio da tarde. Pior, não faça a desfeita de não brincar com ele de manhã cedo ou então à noite. É só o que ele espera de você. Boa companhia e diversão. Ajuste seu relógio ao dele e seja feliz!

Obs: esse texto foi escrito bem tarde da noite, numa noite com muitos ventos, antes de um temporal, enquanto todos os meus gatos dormiam…

 

Deixe um comentário